Google AMP HTML: o que é e como configurar seu site para ser mais rápido em dispositivos móveis

Atualizado: 2 de Out de 2018

A velocidade melhora a experiência do usuário e é um dos fatores de rankeamento do Google, neste sentido a configuração de AMPs pode ser muito vantajosa para seu site!


Sua página acelerada nos dispositivos móveis

AMP, sigla para Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português), são páginas de sites otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas via dispositivos móveis. O projeto é uma iniciativa de empresas como Google, LinkedIn, Pinterest e Twitter.

“Today Apple is going to reinvent the phone”.

Usando essas palavras, há mais de 10 anos, Steve Jobs apresentava o iPhone ao mundo, que nunca mais foi o mesmo. Não era só um iPod e um telefone com acesso à internet, mas o dispositivo que revolucionou o mercado, quebrou empresas e criou um novo mundo, na palma da mão.

No ano seguinte a Apple lançou a App Store, revolucionando novamente com todas as possibilidades que os aplicativos traziam ao usuário. Em 2008, o Google também lançou o Android e sua loja de aplicativos, que, por aceitar diferentes marcas e modelos de dispositivos, democratizou o acesso à tecnologia. Com isso, o uso dos smartphones foi entrando no cotidiano das pessoas, até que se tornaram indispensáveis – surgiu até a frase que diz que sair de casa sem o celular é como sair sem roupas.

Em 2012, a parcela de brasileiros com smartphones era de 14%, de acordo com o Google. Já em 2016, esse número foi de 62%. A projeção feita em uma pesquisa da agência de mídia Zenith é de que, em 2017, 75% do uso da internet em todo o mundo será por meio de dispositivos móveis.

O celular virou nosso computador pessoal, onde atualizamos as redes sociais, conversamos com os amigos, checamos o email, jogamos online e consumimos conteúdo. Segundo o Google, 44% dos usuários de smartphones usam buscadores pelo menos uma vez por semana, ficando somente atrás das redes sociais e vídeos online.

Enquanto o uso de dispositivos móveis para acessar a internet crescia a passos largos, a qualidade e a velocidade da internet móvel muitas vezes deixava a desejar, seja pelo pacote de dados contratado, região do usuário ou por problemas na rede. Esse problema transformava a experiência do usuário em algo lento e frustrante, incluindo as buscas no Google.

Como sempre levantou a bandeira “mobile first”, o Google apresentou no final de 2015 o AMP Project, em conjunto com outras empresas de tecnologia como LinkedIn, Pinterest e Twitter.


Fonte: Blog Resultados Digitais

Por Ewerton Silva

10 de março de 2017

9 min. de leitura


#dicasdeblog #Blogdovande

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo